A maior coleção de mestres do mundo

Ao longo da vida tem-se várias pessoas com o propósito de lhe ensinar algo, mesmo que seja em troca de favores. Porém, raramente ensinarão apenas você. Geralmente tentam ensinar várias pessoas ao mesmo tempo. E o tempo é pequeno. E cada pessoa não sabe o mesmo e nem tem a mesma facilidade de compreender. Por mais esforço que haja, nunca todas as palavras serão ditas nem todos os detalhes repassados e compreendidos.

Analizando bem, parece não ter solução pois nunca foi diferente, não é mesmo? Não, não é. Pense mais um pouco e chegará a uma pergunta: Se alguém ensina, onde aprendeu?

Talvez com outro professor. Mas prefiro ir direto a fonte. Vou te apresentar a maior coleção de mestres e professores que existe. Eles são de todas partes, alguns são chamados de “os melhores do mundo”. Mas ainda tem mais: estão a sua disposição, na sua hora de folga e só pra você. Na maioria das vezes de graça ou quase de graça.

Dá pra imaginar o que é possível aprender com tantos mestres dispostos a ensinar por este preço? (Tomara que aprender é algo que lhe estimula, porque senão, continuar não faria sentido)

Estes mestres nascem dos raros, porém incansáveis, soldados do aprendizado e da descoberta. Não se cansaram ou acomodaram, e foi por isso que mudaram e continuam mudando o mundo.

Muitos são os que não tem o hábito de utilizar o conhecimento deles. Como dito, é hábito. Ora, hábito é algo que se faz sempre, então é preciso fazer a primeira, a segunda, a terceira e nunca a última vez.

Muitos outros associam-nos as “pessoas que ensinam”. Nada de errado, pois realmente são mestres dos mestres. O problema está em não se considerar mestre, ou não querer se tornar um. Vale ressaltar que mestre é alguém que ensina o que faz, e não o que sabe. Isto não implica que sabe pouco, implica que faz muito.

O que é mais lamentável em tudo é que embora todos saibam que utilizar o conhecimento deles é necessário, poucos o fazem ou farão. E não adianta insistir.

Pra quem não tem o “hábito” de usar estes mestres, dê a si mesmo uma chance de tentar. Mesmo que não compreenda tudo que eles dizem. Ao “ouvir” vários deles passará a compreender melhor o que todos dizem, da televisão ao jornal, do seu colega ao professor.

Acredito que já nem preciso mais dizer quem são.
Preciso? Bom, este mestres sobre os quais escrevo são os livros.

Leia também:
Prazer da leitura
Por que ler?

Anúncios

6 comentários sobre “A maior coleção de mestres do mundo

  1. Crítica interessante. Nós brasileiros em sua grande maioria não possuímos o hábito da leitura, a fonte maior do conhecimento. É claro que não basta somente ler e sim perpetuar o aprendizado e colocá-lo em prática.

    Curtir

  2. Realmente temos de mudar nossos hábitos e desenvolver um gosto pelos livros, não só de informática ou referente aos de Colégio ou Faculdade, mas ler livros em geral. Conhecimento nunca é demais e sem esquecer de repassar o que aprender.

    Curtir

  3. Muitíssimo interessante e grande verdade. Os livros derrubam por terra todas as desculpas de falta de tempo ou de dinheiro para a ignorancia. A leitura está para o cérebro assim como os alteres estão para os músculos.

    Curtir

  4. É verdade Thiago. A maior "fonte" do povão vem do Gugu, do Faustão, Raul Gil, etc. É por isso que o país pára ao ver esses reality shows, verdadeiros "brain wash" em larga escala. Mesmo que os livros se tornem eletrônicos algum dia, não serão algo fácil, acessível, ao olhar comum.

    Curtir

  5. Com certeza Thiago, se dedicarmos parte de nossa vida a leitura, e é claro tentar vivenciar essa leitura, nosso universo de conhecimento se ampliará.

    Curtir

  6. Eu li meio atrasada, mais uma prova que poucas pessoas arrumam tempo pra ler, sou um mal exemplo disso, a critica e muito interessante, os livros realmente sao fonte de toda a sabedoria, pois quem tem leu, e quem adiquiriu pela propria experiencia escreve!
    Valeu pelo alerta!

    Curtir

Os comentários estão desativados.