Reflexões sobre minhas leituras

The Velocity Manifesto de Scott Klososky

Velocity Manifesto
Encontrei este livro numa publicação bimestral da Oracle Magazine. Klososky já trabalhou para grandes empresas como IBM, AOL, HP além de outras, e traz neste livro um conteúdo bem interessante sobre como reagir em frente a tantas tecnologias e como tirar proveito delas na sua empresa. Como estar à frente dos demais e disseminar a tecnologia em sua empresa? Navega no mundo empresarial e fala sobre liderança também. A parte três do livro é a mais interessante, na minha opnião, e discorre sobre como criar uma “cultura de velocidade”. Nos dias atuais, não basta apenas ser criativo e ter uma boa idéia. É importante saber como transformar rapidamente esta idéia em produto, e lançar no mercado. Muitos têm a mesma “boa idéia” simultaneamente.

Java Concurrency in Pratice, Tim Peierls, Joshua Block and Others

Java Concurrency in Pratice
Este livro é um must read, definitivamente, para programadores/analistas de sistemas. Dá uma visão do mundo concorrente, paralelo, multi-núcleo, dos processadores atuais, que chegou para ficar devido as limitações de aquecimento dos chips com 3/4 Ghz. A maioria dos sistemas ERPs atuais não tiram proveito de processadores multi-núcleos. Isto vai mudar em um futuro breve, e é uma oportunidade de sair à frente da concorrência. Cada dia que passa, a quantidade de informações que necessita ser processada para tomar decisões estratégicas aumenta, e existem empresas informatizadas a muitos anos com bases de dados gigantes, das quais não são extraídas nenhuma ou quase nenhuma informação relevante. A base é apenas um registro da empresa ao longo do tempo. Mesmo que você não goste de Java, deve se esforçar para ler e implementar os exercícios.
Nota: os programadores sendo formados hoje em muitas universidades já cursam Introdução à Programação com linguagens paralelas. Não vai querer ficar pra trás, vai?

O Universo numa Casca de Noz, Stephen Hawking

O Universo numa Casca de Noz
Não necessita de muitos comentários. A única recomendação é sobre o Inglês. Tem que estar apurado, senão compre a edição em português. Acredite, ela já é difícil para nativos brasileiros :). Mas a leitura é bem interessante. Prepare-se para ler o mesmo parágrafo 3 ou 4 vezes.

Agro Distribuidor, Matheus Alberto Cônsoli e outros

Agrodistribuidor
Este é da seção “ossos do ofício”. Está sendo uma leitura muito agradável, com várias previsões para o futuro da distribuição de insumos no Brasil, integração das cadeias de distribuição, enfim, assuntos que para quem trabalha com Agronegócio são indispensáveis. Principalmente na área de tecnologia, que precisa conhecer o negócio em que vai atuar nos anos vindouros, e como este negócio está se movimentando. É um livro escrito pelas principais pessoas envolvidas no Agronegócio, consultores das principais empresas de consultoria do país, como Markestrat e MPrado. Tem um capítulo sobre ERP no Agronegócio, escrito pelo Sr. Carlos Barbosa, diretor presidente da Siagri, e que foi revisado pelo Rômulo e eu, sócios da Implanta IT.

Motivação 3.0, Daniel Pink

Motivação 3.0
Ainda estou lendo o livro e gostando muito. Este livro é resultado de um estudo bem interessante que o Daniel Pink tem realizado sobre motivação, sobre porque o modelo tradicional de motivar pessoas não funciona como se espera. Conheci o livro através da animação do vídeo abaixo (Este pessoal da RSA é show! Só me irita o barulho do pincel no início, rs. Range os dentes!). Há também a palestra do Daniel no TED neste endereço. O site dele também tem muito material interessante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s