POSCOMP 2011 – Erros nas questões?

Ontem fiz a prova do POSCOMP à tarde. Pelos comentários do twitter, dá para perceber o nível da danada (http://twitter.com/#!/search/poscomp). Fiz outro POSCOMP em 2007 e continuei desde então na academia, fiz meu mestrado e, mesmo assim, desta vez, achei ainda mais difícil a prova. Principalmente as questões de matemática e as de processamento de imagem (que não é muito minha praia).

Mas conferindo o gabarito ontem, me deparei com algumas questões que aparentemente estão incorretas, e estou colocando recurso no site:

Link da Prova
Link do Gabarito

  • GrafoQuestão 18: Caixeiro Viajante. No grafo dado, um vendedor pode sim, sair de uma cidade par (4), passar em todas as cidades e voltar a seu destino (caixeiro viajante), atingindo seu objetivo. Exemplo: saindo de 4, 3, 2, 1, 5, 6, 9, 7, 8, 10, 4. É também possível encontrar caminho saindo de cidade ímpar (3), exemplo: 3, 2, 1, 5, 4, 10, 7, 8, 6, 9, 3. Portanto, isso invalida as afirmativas III e IV que dizem que o vendedor não cumprirá seu propósito com êxito se sair de uma cidade par/impar. O gabarito aponta resposta correta na letra C, que por sua vez afirma que III e IV estão corretas, o que de acordo com os caminhos possíveis demonstrados acima está incorreto.
  • Questão 35, sobre tipos de linguagens de programação. Prolog não é uma linguagem funcional: “Prolog, was is after all a simple and logical language.” conforme em http://pauillac.inria.fr/deransar/prolog/overview.html. Pascal é uma linguagem imperativa/procedural e não Lógica conforme apontado pelo gabarito (Questão 35, Letra A). A resposta adequada da questão parece ser letra D.
  • Questão 43: O programa exibido na prova, questão 43, não é um programa válido. Ele apresenta as palavras end while após o fechamento de uma chave, palavras inválidas para a posição. Uma tentativa de compilar o programa através do compilador gnu g++ falha com o seguinte erro:
    teste.cpp: In function ‘int main’:
    teste.cpp:23: error: ‘end’ was not declared in this scope
    teste.cpp:23: error: expected before ‘while’
    

    O fato de não ser um programa válido impossibilita o entendimento do código e, na minha opnião, uma possível escolha de resposta.

    Há também um “peguinha” na questão. Observe que depois do primeiro for, apesar de não existir uma chave, indicando que todo o if e else é um bloco comum, este é o comportamento padrão. O bloco if/else que vem depois do for é considerado como apenas uma linha e portanto, executa várias vezes gerando uma lista encadeada.

    ...
    N *A, *B, *C;
    int n;
    cin >> n;
    for (int i=0; i<n; i++)
    { // aqui
    	if (!i) {
    		...
    	}
    	else {
    		...
    	}
    } // aqui
    A = C;
    while (A) {
    	cout << A->A << "/" << A->B << " ";
    	A = A->L;
    }
    
  • Questão 61: Veja comentário abaixo, @Carlos Raoni

Encontrou algum erro nas considerações acima? Ou em outra questão? Deixe seu comentário!

62 comentários sobre “POSCOMP 2011 – Erros nas questões?

  1. @Danimar
    A resposta é essa. Considere:
    – P(x): o número é primo;
    – QP(x): o número é quadrado perfeito.
    – N(x): o número é negativo;

    Nenhum primo é quadrado perfeito, então: P(x) e QP(x) sempre vai ser falso.
    P(x) e QP(x) -> N(x) =>
    => falso -> N(x)
    => verdadeiro

    Curtir

  2. Olá!
    Fiz 4 recursos. Um deles sobre a questão 35 já comentada acima.
    Os outros recursos foram:

    Questão 64: A afirmatica de que a velocidade de propagação em uma fibra óptica é muito superior à velocidade de propagação em um cabo coaxial foi considerada falsa. Devido à suas características combinadas com multiplexagem em comprimento de onda (WDM) a fibra monomodo permite atingir 70% da velocidade da luz. A velocidade nos cabos de cobre situa-se entre 40% e 60%. A alternativa correta seria então letra “D”.

    Questão 67: O que é chamado de buffers das portas ou buffers para armazenamento de endereços MAC nas portas são as entradas da tabela de encaminhamento do switch. O termo usado não é correto. A informação sobre quem está conectado a cada porta não pode estar no buffer da própria porta pois o switch precisa justamente consultar a tabela para saber para qual porta enviar. Para esse recurso tive ajuda de um professor PHD em Telecomunicações.

    Questão 42: Ambas as alternativas a e b estão corretas. Um sistema operacional que gerencia entrada/saída de processos pelo algoritmo FIFO possui alta taxa de acesso a disco também. Este tema foi abordado no poscomp 2010 questão 38.

    Curtir

  3. -18 e 35 estão com a resposta errada com toda certeza.
    -Errei a 43 mas acho que o ”end while” sobrando não é motivo suficiente para anular e seria um pouco injusto com quem teve a paciência de simular ou entender o que um programa onde todas os nomes de variáveis tem apenas UMA letra faz.

    Curtir

  4. @Eloi
    Esta é uma das vantagens do mundo colaborativo. Cada um foi colocando um acréscimo aqui outro ali, e o resultado é algo cada vez melhor.

    Agora podemos perceber pelas notas informadas que este ano a média será bem baixa. A média coletada provavelmente será maior que a média oficial, tendo em vista que as pessoas que tiraram uma nota baixa provavelmente não tem muito incentivo a divulgar sua nota (ou por ficar embaraçado com a nota, ou por não ter levado a sério o próprio concurso). A minha impressão é que a média deste ano será menor do que 24.

    Curtir

  5. A questão 43 não me supreendeu não ser anulada, pois o “erro” não atrapalhava o entendimento e qualquer um que conheça C sabia perfeitamente que aquilo era apenas um erro de impressão. O que não quer dizer que eu acho certo eles não anularem…

    O que me supreendeu de fato foi a não anulação da questão 61.

    Curtir

Deixe um comentário