Aqui está o driver DBX4 para SQLite, construído na série de artigos publicados na revista Active Delphi (Edições 56 a 60). Se você quer aprender a fazer um destes, sugiro que compre as edições da revista e leia atentamente a série de artigos.

Se é curioso o suficiente, abaixo está o código fonte completo, para Delphi 2007. Algumas adaptações são necessárias para Delphi 2009, nada muito complicado. Algumas assinaturas de funções mudaram e é necessário ajustar.

Se você tem um projeto que usará banco local, sem necessidade de algo mais complicado, sugiro que use este driver. Ele é maduro e rápido o suficiente para estes casos! Sem falar que a distribuição do SQlite é a mais fácil possível: Só a dll.

Inclusive, a Dll pode ser linkada estaticamente. Então não é necessário nem a dll. Existem alguns .obj’s necessários circulando por aí na internet. Se você alterar a unit SQLite3.pas para fazer isso, queira por gentileza disponibilizar para nós.

Limitações

O driver é estável o suficiente para ser usado, mas não implementa todos os recursos do SQLite além de não fazer mapeamento para todos os tipos de campos do Delphi.

Campos como TDateField, TTimeField devem ser tratados como strings. Afinal, o SQLite não tem este tipo de campo também, oras. Mas é possível estender o driver para fazer este mapeamento, como expliquei nos artigos.

Por último, peço que use por sua própria conta e risco. Se encontrar algum problema e fizer uma correção, por favor, publique aqui nos comentários.

4 comentários sobre “SQLite DBX4 Driver

    1. Igor,

      Você pode perceber os ajustes necessários abrindo o projeto e compilando. São apenas algumas assinaturas de funções que mudaram de WideString para String devido ao suporte direto a UTF8. Se puder compartilhar o código depois de corrigido agradeço!

      Curtir

  1. Oi thiago não to conseguindo compitar da dando o seguinte erro File not found: ”DBXMetaDataCommandFactory.dcu”, e mais uma coisa, tem mais algum artigo que vc possa me einvar sobre sqlite e dbx. obrigado.

    Curtir

    1. Olá Waldenny,

      Este arquivo (.pas ou .dcu) vem com as versões mais completas do Delphi e fica na pasta source da instalação.
      Em relação a sqlite e dbx, existem ainda os artigos publicados na revista Active Delphi. Veja na seção Publicações deste blog.

      Curtir

Deixe um comentário